STIPER PUNTURA 
ACUPUNTURA SEM AGULHAS
Por Pedro Plaja
A Stiper Puntura constitue uma possibilidade terapêutica que supera os inconvenientes da acupuntura tradicional e que, portanto, universaliza o acesso a esta terapia de resultados contrastados.  Permite também beneficiar-nos de uma forma simples as propriedades dos cristais de quartzo, comprovados também durante séculos de aplicação.
Iniciamos a pesquisa  do Stiper Puntura em 1996, fruto de uma necessidade, pois minha esposa, que também de dedica a Acumputura como médica, especializada em tratamentos de crianças. Desejava substituir as agulhas, já que em algunas crianças nao é aconselhavel, em alguns por sua idade, e em outros pela tensao que possuem pelas picadas as agulhas.  Além das crianças, existem muitos pacientes que possuem um verdadeiro terror as agulhas, e neste caso, a acupuntura se converte em uma terapia totalmente ineficaz. Afirmamos que as bases científicas em que se baseia a Stiperpuntura estão ligadas a Alemanha nos finais do século XIX, quando o homeopata Dr. Auguste Weihe, autor de diversas obras  “ La Acupuntura Moderne Practique” Le Françoise Paris 1952. Traiter d”Acupuntura 1956, observou que sempre que existia um quadro patológico de um paciente determinados pontos da superficie corporal apresentavam uma reação dolorosa à pressão. Estas reações  cutâneo viscerais e a enfermedade foram estabelecidas pelo Dr. Weihe e publicadas em 1886.
O Dr. De La Fuye estudioso da Medicina Tradicional Chinesa observou que 153 pontos de Weihie coincidiam com  puntos de acupuntura, começando a tratar de forma  paralela a acupuntura  com pequenas agulhas que deixava fixados para obter uma estimulação permanente, obtendo desta forma, melhores resultados que a aplicação de terapia uma vez por semana.
Estivemos utilizando esta última técnica durante anos. Enquanto isso, e apesar dos bons resultados obtidos, apresentavam-se alguns inconvenientes, principalmente ao deslocar as agulhas com o movimento, pois produziam a inflamação da área ou a impossibilidade de aplicar em alguns pontos. Estas situações, mais o temor que as agulhas provovam em alguns pacientes, nos levou a pesquisar e buscar métodos e técnicas para a estimulação permanente, que nao apresentassem problemas em sua aplicação.
Experimentamos com gemas, quartzos e cromoterapia. Neste processo utilizamos pequenos cristais de quartzo mas sua irregularidade foi o que mais levou a desenvolver o Stiper atual, um quartzo esponjoso de fácil aplicação e que oferece a possibilidade de programá-lo e dar-le informação, seja com a cor - cromoterapia, com a homeopatia ou com elixires florais-  uma das propriedades mais importantes do quartzo é que possue memoria, como a água, recordamos o magnífico trabalho de Masuro Emoto com as imagens da água.
QUE É O STIPER:
Silicio cristalizado SiCO2, . O Silício é um dos elementos mais abundantes da natureza que ao cristalizar em forma triangular prismas de três caras se forma o QUARTZO. A “Cristalografia,  é um importante estudo sobre os cristais e uma das propriedades fundamentais dos cristais de silício é equilibrar inteligententemente a nossa energia, já que a dispersa quando é excessiva, e a eleva em caso de deficiência. Salientamos que alquimia considera o silício como um limpador e estimulando espiritual que aguça a inteligência, aumenta a serenidade e acalma os estados de estrés. Por tudo isso que se utiliza este elemento para aplicar terapias e na prática, se utiliza para a cura do corpo através de sua carga vibracional.
Elegemos o silicio cristalizado ( Quartzo ) em primeiro lugar por ser o mais utilizado desde a antiguidade por múltiplas civilizações, que utilizaram os cristais de silicio ( quartzo ), em suas ceremonias de cura e rituais, desde os sacerdotes da Atlântida passando aos antigos Egípcios e chegando aos magos da idade média. Conhecemos através da história a sua utilização como instrumentos de cura muito efetivos, tanto de tribos indígenas da América, Mayas, Aztecas até as tribos aborígenes da Australia.
Da antiga magia a mais moderna tecnología, a ciência está comprobando a utilidade e o funcionamento dos cristais como transmisores e receptores muito precisos e exatos. Sao utilizados em aparelhos sofisticados de eletrônica, satélites, naves espaciais e muito mais. Ao utilizar cristais para a cura, se trabalha con sistemas que alimentam os níveis celulares ou moleculares do corpo humano. Os quartzos posssuem efeitos poderosos para corrigir os padroes de energia anormais que podem ser a causa de doenças.
Esta energia vital, os Chineses a chamam de “ Chi “, os Indús a denominam “ Prana “. Também existem outros corpos sutis, que hoje em dia já se podem observar através de aparatos especiais, como as câmaras Kirlian, que permitem ver claramente as diferentes capas de luzes coloridas ou energia que rodeiam o corpo humano,  tais como o corpo físico, mental, emocional e etérico. Estes 3 corpos estao interconectados entre si.
A comercializaçao do Stiper iniciou-se em Novembro de 2003, depois de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Depois de vários anos de aplicaçao e de ser utilizado por diferentes profissionais para o tratamento de diversas patologías, nao se descreveu efeitos secundários  e somente se detectou uma leve irritaçao em peles muito sencíveis e normalmente por causa do adhesivo utilizado. Inclusive foi utilizado em recém nascidos que apresentavam cólicas intestinais e nao se observou nenhum tipo de reação adversa.
Finalmente, se trata de uma possibilidade terapêutica que supera os inconvenientes da acupuntura tradicional e,portanto, universaliza o acesso a esta terapia de resultados constrastados. Também nos permite beneficiarmos de uma forma simples as propriedades dos cristais de quartzo, comprovadas também por séculos de utilizaçao.
QUEREM CONHECER O STIPER :
Para conocer o Stiper é necesario que estejamos em um ambiente relaxado e tranquilo:
Colocaremos o Stiper sobre a palma da mão aberta, realizamos 3 respirações profundas, relaxando nossos músculos e centrando a nossa  atenção no Stiper que temos em nossa mão.
Esperamos uns minutos com o Stiper na mão e posivelmente começaremos a sentí-lo.
Neste caso sentiremos como um ligeiro formigamento ou uma suave sensação de calor ( cada pessoa nota de maneira distinta )
O que estamos sentindo e a nossa própria energia que o Stiper devolve ampliada e regulada em frequência y longitude de onde ( esta é uma das propriedades do quartzo )
O STIPER, ao estar em contato com a pele, possue a propriedade de absorver a energia do corpo e do ambiente. Se comporta como uma esponja, que absorve a água que sobra até a sua total saturação, para logo liberar de maneira controlada e gradual, restabelecendo a energia continuamente.
Quando a energia desequilibrada chega, o STIPER a absorve e devolve amplificada e modulada,  na frequência e longitude de onda que percebemos como uma agradable sensação de calor ( infravermelho )
Caso nao tenha notado prove na outra mal ou em outra área mais sensible. É de grande utilidade  se utilizado em pontos de acupuntura, áreas reflexas, chakras ou em pontos dolorosos em geral.
O STIPER PODE SER UTILIZADO POR QUEM :
O Stiper pode ser utilizado por qualquer pessoa pois nao possue nenhuma contra indicação.
Em primeiro lugar, centramos sua utilização em substituição das agulhas, que estavam reservadas unicamente aos acupuntores. Depois, a experiência nos demonstrou que pode ser utilizado por qualquer pessoa, já que atua como
um regulador energético equilibrado e restabelecendo a energia continuamente, mesmo que  coloquemos em um ponto não adecuado, nao causa nenhum problema. Depois de utilizar em pontos dolorosos, comprovamos que em alguns casos, podem ser pontos de acupuntura e em outros nao; sempre é o paciente que melhor sabe onde possue a dor e este é o verdadeiro ponto de acumpuntura onde se deve colocar o Stiper . Sendo aplicado por um terapeuta, além dos benefícios obtidos nos pontos dolorosos se obtem a açao específica dos pontos de acupuntura e dos chakras.
MODO DE UTILIZAÇÃO:
Fixar os Stiper sobre a pele com pequenos pedaços de adhesivos cortados a 2,5 cm X 3 cm nos pontos escolhidos, onde poderemos deixar atuar nas zonas da cara, de 30 a 40 minutos, e de 1 a 6 dias, dependendo da patologia que estamos tratando. A renovação depende do nível de carga emocional do paciente. Por ejemplo:
Quando tratamos de uma dolor articular deixamos de 6 a 7 dias, e quando tratamos um problema de estrés ou ansiedade, sugerimos substituí-lo todos os dias e à medida que o problema vai melhorando poderemos deixar durante 2 ou 3 dias .
Está indicado en todo tipo de patologías já que nao tem efeitos secundários. Salvo em alguns casos,  cujas peles extremamente delicadas e muito fragéis se apresenta uma ligeira irritaçao na área de contato, mas pela reação ao adhesivo utilizado. Neste sentido recomendamos usar um adhesivo antialérgico e caso ainda exista alguna reação se convém fazer  revisões mais frecuentes.
PATOLOGIAS E DOENÇAS:
Tem o mesmo campo de aplicação que as agulhas de acupuntura para os transtornos físicos, emocionais, mentais e espirituais.  Especialmente eficaz nos seguintes casos :
Problemas crônicos da articulação e musculares:
        Artrite
        Dores reumáticas
       Fibromialgias
Para o desporte como prevenção e recuperação de lesões
Estética e beleza:
        Edemas
        Obesidade
        Problemas circulatórios
Ginecologia:
        Sídrome pré-menstrual
        Amenorrea
        Metrorragias
Transtornos psico-emocionias
     Estrés
  Ansiedade
Tivemos os primeiros resultados tratando as crianças com problemas de asma, bronquites, alergias, problemas de catarro e hiperatividade, inclusive em crianças recém nascidas;  em que tratamos cólicas intestinais. Depois começamos a utilizar em todo tipo de dores articulares e musculares, sendo muito efetivo para hérnias de disco em combinaçao com a mochibustao elétrica., que se realiza com uma pequena lâmpada de 5 W, apoiando diretamente sobre o Stiper, com a qual conseguimos dois efeitos: em primeiro lugar o calor dos infravermelhos, já que o Stiper se faz de filtro e somente deixa passar os infravermelhos, y por outro lado temos a vibração do filamento, que, ao estar incandescente a uma temperatura aproximada de 1600 º C, se gera uma pequena
Vibração, que somente se transmite em contato com os corpos sólidos. Desta forma se transmite ao Stiper e ao paciente. A vibração que obtemos através deste sistema é superior ao do ultrasom.
 
Exemplo: utilizando uma pequena lâmpada obteremos os mesmos efeitos da mixicombustão. deixar apoiada sobre o stiper até que o paciente note  a sensação de calor intenso repetindo  a operação 2 a 3 vezes.
Lisboa 2006
Informação : info.stiper@gmail.com
Voltar